Apesar do intenso movimento de máquinas e operários na rodovia Mogi-Dutra (SP-88), as obras de duplicação da via, no trecho de Arujá, ainda não chegaram à metade do cronograma de execução. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), as obras se encontram com 45% de conclusão.
Quem passou pela via nas últimas semanas, notou mudanças significativas no traçado, principalmente no trecho mais próximo da cidade de Arujá.
No km 34, as estruturas das passarelas já foram montadas. Nos km 35 e 36, pouco antes da entrada do Condomínio Arujá Hills 3 (sentido Mogi das Cruzes), a nova pista construída já ganhou forma e agora recebe esforços para a finalização. Este é o trecho que sofreu maior mudança nas últimas semanas. A faixa da direita, originalmente sentido Mogi, foi dividida e agora recebe veículos nos dois sentidos. Do outro lado (sentido Arujá), a pista está interditada.
As próximas etapas, segundo o DER, incluem tubulações do viaduto do km 38,7, revestimento asfáltico, lançamento das vigas dos viadutos, restaurações e cravação das estacas pré-moldadas do viaduto do km 35.
Já foram executadas intervenções como terraplanagem, muros de contenção, implantação da fundação de barreira News Jersey no eixo da pista, concretagem das vigas das passarelas, além de execução de guias, sarjetas e calçadas.
Prazos
O prazo previsto de conclusão dos trabalhos na rodovia sofreu alterações nos últimos anos. As obras começaram em dezembro de 2017 e estavam previstas para terminar em janeiro de 2020. Após a publicação no Diário Oficial, em 11 de janeiro, o novo prazo passou a ser novembro deste ano. De acordo com o DER, a data sofreu alterações em razão de processos judiciais de desapropriação que estavam sendo estudados na Justiça, além da necessidade de remover interferências na rede elétrica, linhas de tubos de gás, água e esgoto.
O investimento é de
R$ 121,9 milhões e a previsão de conclusão é dezembro 2020. A empresa responsável pelos serviços é o Consórcio Construcap/Copasa.
Pandemia
Em razão da pandemia do coronavírus, a empresa contratada foi orientada a seguir todos os padrões de limpeza e higiene para evitar a disseminação da doença e garantir a segurança de todos os funcionários. Segundo o DER, a pandemia não interferiu nas obras de duplicação da via.