A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano acolheu, ontem, 25 pessoas que viviam em situação de rua por meio do novo serviço de atendimento às pessoas carentes, que teve início no mesmo dia, e planeja diminuir os impactos da quarentena pelo coronavírus (Covid-19). A recepção de toda essa população está sendo feita no Ginásio Poliesportivo Paulo Portela, o Porterlão, localizado na rua Barão de Jaceguai, na região central da cidade.
Ao todo, o município possui 120 vagas de acolhimento para o novo programa social e, de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, atualmente há 109 pessoas em situação de rua referenciadas pela Pasta. O encaminhamento ao serviço de acolhimento está sendo feito pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).
A pasta municipal reforçou que tomará todas as medidas necessárias para garantir a integridade física e evitar qualquer possibilidade de transmissão do coronavírus (Covid-19), com medidas de assepsia e orientação. Segundo o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), o objetivo do projeto é garantir que as pessoas em extrema vulnerabilidade não fiquem desamparadas durante a quarentena.
Para receber o acolhimento é necessário passar por todos os trâmites exigidos pelo Creas, que já desempenha diversos trabalhos com pessoas em situação de rua. Apesar disto, nenhuma pessoa será obrigada a permanecer no alojamento, Ashiuchi explicou também que a saída será livre, desde que haja um respaldo técnico e laudo clínico assegurando as condições de saúde do indivíduo.
*Texto supervisionado pelo editor