Em apenas um dia, o número de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) notificados no Alto Tietê ultrapassou o dobro. De 15 suspeitas até o final da tarde de anteontem, a quantidade informada pelas Secretarias de Saúde dos municípios saltou para 32 ocorrências em apenas 24 horas do levantamento anterior (veja quadro atualizado). Os números referem-se a sete dos dez municípios da região, já que as cidades de Biritiba Mirim, Guararema e Santa Isabel ainda não possuem nenhuma notificação de suspeita da doença.
Os maiores aumentos foram em Suzano e Ferraz de Vasconcelos que, em um dia, subiram cinco casos suspeitos cada uma. Atualmente, Ferraz possui seis casos de pacientes com suspeita de coronavírus e apenas um confirmado, justamente o único da região até agora - uma mulher de 33 anos que trabalha em um hospital na capital, ficou exposta a outro paciente infectado e contraiu o vírus.
Já Suzano, que apresentava apenas um caso suspeito, de uma mulher de 25 anos que viajou recentemente para a Itália, possui agora seis casos que estão aguardando o resultado dos exames em isolamento domiciliar. Os dados dos outros pacientes não foram divulgados pelo Executivo, mas estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica Municipal.
Para conter a propagação do vírus no município, a Prefeitura de Suzano cancelou a realização de eventos em comemoração ao aniversário de 71 anos da cidade, no dia 2 de abril. É o segundo ano consecutivo que a cidade não celebra o aniversário. No ano passado, o evento foi cancelado devido a tragédia na Escola Estadual Professor Raul Brasil.
Mogi das Cruzes possui o maior número de casos notificados desde o começo da propagação do vírus. Foram 12 casos registrados, sendo três descartados e nove que estão aguardando o resultado dos exames laboratoriais. O avanço do coronavírus também interferiu no próximo jogo do Mogi Basquete pelo Novo Basquete Brasil (NBB), no dia 18, contra o Bauru, que será realizado sem a presença da torcida.
Arujá notificou ontem dois casos do vírus no município, sendo um suspeito e outro descartado. Salesópolis também continua com apenas um caso registrado, que está em análise. Os municípios de Itaquaquecetuba e Poá tiveram o aumento de um caso suspeito ontem. Segundo o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Itaquá já possui cinco pacientes que aguardam os resultados e Poá, que está com quatro suspeitos.
Ciesp
Com o avanço do número de casos suspeitos, a diretoria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Alto Tietê explicou que um gabinete de crise foi criado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para discutir a tomada de medidas preventivas e outras ações que venham ser necessárias para o setor industrial da região.
*Texto supervisionado pelo editor.