O Conselho Municipal de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, em reunião realizada na última quinta-feira, aprovou a recomendação de afastamento do secretário municipal da Saúde, Aloísio Lopes Priuli. De acordo com o plenário conselho, a recomendação partiu do vereador Renato Ramos (PPS), o Renatinho Se Ligue, e ocorre pelo não cumprimento com suas atribuições.
O vereador ofereceu denúncias na tribuna sobre a falta de remédios e insumos para diabéticos; medicamentos expostos a temperaturas a cima do limite permitido para armazenamento; postos de saúde sem médicos e sem produtos básicos de higiene entre outros inúmeros problemas da pasta.
"É um absurdo que um morador para beber água, teve que se submeter a utilizar um coletor de urina como copo, porque segundo uma funcionária, há anos copos descartáveis não são encaminhados à unidade. Isso não existe" disse Renatinho.
A falta de gestão e planejamento, para Renatinho, já não são novidades por parte do Executivo, no entanto, o parlamentar informou que constantemente recebe reclamações de moradores indignados. A última denúncia foi de um erro laboratorial na qual, no exame da Unidade Básica de Saúde o resultado foi positivo e no exame realizado pelo Hospital Regional o resultado foi negativo para a mesma doença.
"Esses casos de erros laboratoriais impactam diretamente no tratamento da doença e logo na vida das pessoas. Estamos lidando com vidas e a pasta deve ser administrada com seriedade e eficiência" concluiu Renatinho.
Colegiado
O Conselho é um órgão colegiado que tem a função deliberativa, normativa, fiscalizadora e consultiva, na formulação de estratégias e no controle da execução da política municipal de saúde.
O fato, tido como raro nas administrações municipais, chama atenção pela presença do próprio secretário Priuli. Mesmo com a aprovação do conselho o secretário Priuli continua no cargo. Questionada, até o fechamento desta reportagem, a administração municipal ainda não havia respondido sobre a possível exoneração do titular da Pasta.