A procura dos brasileiros por itens relacionados à limpeza, alguns mantimentos e itens para bebê cresceu de forma significativa entre janeiro e fevereiro, coincidindo com o começo do crescimento dos casos da Covid-19 no país. A informação é da Ebit|Nielsen, referência em análises do comércio eletrônico no Brasil.
As vendas on-line de produtos como termômetro e desinfetante, cresceram 45% e 14% no período, atingindo um faturamento de
R$ 793.140 e de R$ 828.037, respectivamente. Já fralda (26%), papinha (51%) e lenço umedecido (10%) também tiveram destaque no crescimento do faturamento em fevereiro na comparação com janeiro.
O crescimento das vendas desses itens chama atenção porque historicamente fevereiro é um mês com faturamento menor do que janeiro. Além de ter mais dias, o primeiro mês do ano é marcado pela prática de saldões. Vendas on-line de gel antisséptico higienizador de mãos cresceram quatro vezes em fevereiro na comparação com janeiro deste ano, superando o faturamento de R$ 1 milhão no período.
A procura pelo produto ficou mais intensa a partir da confirmação do primeiros caso no país, em 26 fevereiro, levando os brasileiros a intensificar as compras do produto. O desempenho do item álcool de limpeza também foi expressivo no período. A expansão em fevereiro foi de 25% na comparação com janeiro e duas vezes maior em relação a dezembro do ano anterior. Neste caso, o faturamento total também ultrapassou R$ 1 milhão.