As chuvas que atingiram os municípios do Alto Tietê com maior intensidade no início das tardes de ontem e anteontem geraram diversos pontos de alagamento em vias públicas. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, uma árvore na avenida Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial, caiu e prejudicou a fiação elétrica. Em decorrência disto, postes foram derrubados atingindo um veículo, mas não houve vítimas. Nas cidades de Poá e Suzano não foi registrada nenhuma ocorrência.
Ontem, voltou a chover forte em Mogi, com o registro de 64 milímetros em apenas 15 minutos. O temporal se concentrou na região central, Braz Cubas e Jundiapeba.
Com isso, o Rio Negro transbordou na região da praça da Bandeira. Durante este período, o trânsito foi interditado e desviado pela avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco. Também foram registrados pontos com acúmulo de água em outros locais da região central, Vila Natal e Mogi Moderno.
Em Ferraz de Vasconcelos, na terça-feira, os alagamentos foram confirmados pela Defesa Civil no centro da cidade e nos bairros São Francisco e Jardim Yone. A prefeitura detalhou, em nota, que houve um desmoronamento de terra no bairro do Cambiri e queda de galhos de árvores em outros bairros. O departamento atuou em todas as ocorrências e, ontem pela manhã, a situação já estava normalizada.
Por fim, em Itaquaquecetuba, os bairros atingidos foram o Jardim Fiorello, Vila Maria Augusta, Vila Japão e Vila Sônia. Neles, apenas alagamentos nas ruas foram identificados. No início do mês, muitas famílias perderam os pertences nas enchentes e, por este motivo, o governo do Estado precisou atender aos pedidos de ajuda do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB). A cidade recebeu diversos itens que foram entregues às famílias, como colchões, produtos de limpeza e cestas básicas. (T.M.)