A Secretaria de Saúde de Suzano informou anteontem que o reforço das vacinas contra a febre amarela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para as crianças nascidas a partir de 2013 e que receberam uma dose antes de completar cinco anos. Os estoques estão completos e as remessas do Ministério da Saúde em dia.
Ainda de acordo com a secretaria, em dois anos Suzano registrou apenas um caso da doença, sem nenhuma morte registrada. Em 2018, uma pessoa não identificada contraiu o vírus em Minas Gerais, na cidade de Mariana. Já em 2019 e no início deste ano, nenhuma ocorrência pela doença foi confirmada.
Em Mogi das Cruzes também nenhum caso da doença foi registrado neste ano, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Já em 2018, uma ocorrência foi confirmada sendo também de um caso importado da cidade de Santa Isabel. Desta vez, o paciente foi a óbito. Os estoques do município também estão completos e suficientes para suprir a demanda local. No entanto, a prefeitura informou que a procura pela imunização é pequena e, por este motivo, o esquema de vacinação funciona em forma de rodízio nas UBSs municipais.
Sintomas
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos infectados. É importante lembrar que não há transmissão direta da doença de pessoa para pessoa. Os principais sintomas são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza.
*Texto supervisionado pelo editor.