A Secretaria Municipal de Cultura divulgou as atrações do Carnaval de Mogi das Cruzes deste ano. Dentre as opções, estão os tradicionais desfiles de escolas de samba do município e os blocos carnavalescos.
Neste ano, serão 14 bloquinhos de rua cadastrados, o Bloco dos Frenéticos, Bloco do Come Quieto, Suburbloco, Bloco Mogi das Queens, Banda Algazarra, Los Crioulos, Bloco da Didi, Bloco da Lamour, CairNaFolia, Entruido da Vó, Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna e Bloco Sem Freio. Cada bloco teve a liberdade de escolher a data, horário e local mais adequado para a realização do evento. O mapa dos trajetos como um todo está sendo elaborado, segundo a secretaria. Cada grupo ficará responsável pela organização do evento e a administração municipal dará respaldo. Para a área central do município, há previsão de que sejam instalados banheiros químicos.
A prefeitura lembra que todos os organizadores d ação estão proibidos de utilizarem trios elétricos e carros de som. Em caso de ocorrências, eles devem acionar a Polícia Militar ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Sobre o desfile das escolas de samba, as agremiações são as seguintes: Bloco 6Aqui 0 Mais, Guerreiras de Fogo, Acadêmicos da Fiel, Unidos da Vila Industrial, Acadêmicos do São João e Estação 1ª de Brás Cubas.
As quatro últimas escolas de samba integram o grupo especial, enquanto a Guerreiras de Fogo pertence ao grupo de retorno, que contempla agremiações que não participaram da última edição da festividade. Segundo a secretaria, todas as escolas de samba foram previamente inscritas e habilitadas a receberem apoio financeiro da prefeitura. Os desfiles serão no dia 23 de fevereiro na Avenida Cívica.
A apuração das notas da escolas de sama vai ser realizada no dia seguinte, com o anúncio da campeã e entrega dos troféus. A prefeitura estima que oito mil pessoas acompanhem os desfiles, público semelhante ao do ano passado. Já para os bloquinhos, não há estimativa, pois se trata de uma novidade no município.
* Texto supervisionado pelo editor.