Os números de óbitos em decorrência de acidentes de trânsitos em vias municipais de Mogi das Cruzes e estradas que cortam o município continuam a cair. Se os números apresentados pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes (Infosiga) do Estado de São Paulo do acumulado dos 12 meses de 2019 já chamavam a atenção pelo menor número de mortes no trânsito desde 2015, agora os dados que saltam os olhos são os comparativos entre o primeiro mês de 2019 e deste ano. A redução no número de óbitos no trânsito no período é de 61,5%, sendo que em 2019, 13 pessoas perderam a vida, seja por atropelamento ou colisão, enquanto neste ano, cinco pessoas morreram nas vias municipais e estaduais que cortam a cidade.
Apenas em vias municipais, o número de mortes em acidentes de trânsito caiu 87,5% nas no mês de janeiro, comparado com o mesmo período do ano passado. Durante o primeiro mês de 2020, foi registrado uma morte por acidente de trânsito, contra oito ocorridas em janeiro de 2019.
A redução apontada no estudo divulgado ontem é alta devido aos dados de 2019, visto que as 13 mortes no trânsito representam o maior índice de mortalidade em apenas um mês desde quando os dados do Infosiga começaram a ser divulgados à população, em 2015. Mesmo com o alto número de óbitos, os dados do primeiro mês deste anos também são baixos. Apenas 2017 houve menos mortes (três) do que as registradas em 2020, sendo que em 2015 também houve cinco mortes ao longo do mês.
Desde quando os dados começaram a ser divulgados, há cinco anos, as vias municipais continuam sendo as principais causadoras de mortes, com 63,8% das ocorrências. Cerca de 29% dos acidentes registrados em Mogi das Cruzes ocorreram em rodovias. Assim como nos outros estudos divulgados pelo Infosiga, a maioria das vítimas são homens, com 80,6% dos casos.
Carnaval
Levantamento elaborado pelo Respeito à Vida, programa do governo do Estado de São Paulo, revelou que mortes de trânsito aumentaram 34% no período do Carnaval no ano passado.
O estudo leva em consideração as ocorrências registradas em 2019 quando comparadas com o mesmo período de 2018. O aumento é mais expressivo entre os motociclistas e no período noturno, vitimando principalmente jovens. Entre os dias 1º e 6 de março de 2019, período em foi realizado o Carnaval, houve 99 mortes causadas por acidentes de trânsito no Estado. Em 2018, entre os dias 02 e 07 de março, também entre sexta e quarta-feira, ocorreram 74 fatalidades, um aumento de 34%.