Atualmente a Secretaria de Segurança e a Guarda Civil Municipal (GCM) contam com quatro viaturas equipadas com câmeras, que operam integralmente ligadas ao patrulhamento e registro de ocorrências. A ideia do secretário de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, é de aumentar o números de câmeras para todas as viaturas da GCM e também de implantar equipamentos similares nos próprios guardas.
Em eventos no município, o uso de câmeras já é rotineiro. Na Festa do Divino realizada em maio do ano passado e também na Expo Mogi, em setembro, durante a comemoração do aniversário da cidade, o monitoramento do município teve um grande avanço com o uso de equipamentos de reconhecimento facial nos eventos. O conjunto foi cedido pela empresa chinesa Dahua Technology, que já havia doado dois kits de monitoramento para as viaturas da cidade.
O uso do equipamento abriu diversas possibilidades para a secretaria de Segurança, tanto para reconhecer pessoas foragidas, como para identificar pessoas que vendiam produtos irregulares, mas também para auxiliar na identificação de pessoas perdidas em locais de grande concentração.
Os equipamentos ficavam dentro de um micro-ônibus, da GCM, que servia como uma mini central de inteligência para o evento, incluindo equipamentos de monitoramento e também de patrulha para auxiliar os guardas. (N.T.)