Uma equipe da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos estará hoje promovendo uma ação de bloqueio e de prevenção contra o Aedes aegypti na região no bairro Vila Correia. Os trabalhos, que devem ser realizados das 8 às 17 horas, envolverão aproximadamente 30 agentes de saúde, com o objetivo de acabar com focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, bem como orientar a população sobre os cuidados para evitar tais enfermidades.
As atividades serão realizadas casa a casa, de forma a combater o mosquito mais de perto. Para isto, é necessário que os moradores autorizem a entrada dos agentes no interior de suas residências. Segundo a pasta, os servidores têm encontrado resistência junto aos ferrazenses quanto a esta permissão. Vale destacar que os agentes da prefeitura estão identificados com colete e crachá.
No dia 25 de janeiro, a mesma ação deve ocorrer em outro bairro, que ainda será definido pela pasta, levando em conta notificações de doenças e prioridades.
O titular da Pasta, Aloísio Lopes Priuli, falou da importância deste tipo de ação, visto os números de dengue e de outras doenças no município. "Fechamos 2019 com 47 casos confirmados de dengue, o que é número insatisfatório, levando em consideração a gravidade da doença. Este trabalho de visitas casa a casa é uma atividade contínua da Secretaria Municipal de Saúde, que também orienta não só nos bairros, mas também dentro das nossas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). No mais, esperamos a colaboração de cada morador", disse Priuli.
O prefeito de Ferraz, José Carlos Fernandes Chacon (Repubicanos), o Zé Biruta, falou dos esforço da gestão em realizar um trabalho efetivo de combate ao Aedes. "Nestes três anos que estamos à frente da administração ferrazense, não fizemos nenhuma pausa nas ações de combate à dengue. Foram muitos bairros visitados, dezenas de pessoas orientadas pelos agentes de saúde, vários levantamentos de focos para mapeamento eficaz de ações, além dos vários atendimentos nos equipamentos públicos, como palestras em escolas municipais. Continuaremos neste sentido, buscando a diminuição dos números e a conscientização plena dos nossos munícipes", finalizou o chefe do Executivo ferrazense.