"Jundiapeba" é a junção da denominação de dois rios importantes que cortam o distrito: o Jundiaí e o Taiaçupeba. Conhecida nos primeiros anos como Campos de Santo Ângelo, denominação atribuída pelos freis carmelitas do século XVII, a área ganhou a conotação oficial de distrito apenas 1938, quando seu progresso era significativo. E foi pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30 de novembro de 1944, que o distrito de Santo Ângelo passou a denominar-se Jundiapeba.
Com o avançar dos tempos, o comércio ganhou forma e contribuiu para o desenvolvimento. Fatos marcantes fazem parte da história do distrito, como a instalação do Hospital Doutor Arnaldo Pexutti Cavalanti, o antigo leprosário Santo Ângelo, da barragem de Taiaçupeba e o Club Med Lake Paradise.
Igreja e Estação
Localizada no km 49,5 da Estrada das Varinhas, a Igreja do Santo Ângelo foi fundada em 1738, pela Ordem dos Carmelitas, com o intuito de, ao mesmo tempo, servir para cultos religiosos e hospedagem de seus devotos, que participavam das festividades comemorativas do santo. Na parte térrea da capela, do lado esquerdo, ainda podem ser encontrados os quartos das mulheres e, na parte superior, o sótão que alojava os homens.
Já a estação de trem de Jundiapeba foi inaugurada em 20 de julho de 1914 com o nome que o distrito carregava, Santo Ângelo. A renomeação para Jundiapeba ocorreu em 1950 e a estação foi entregue para administração da CPTM. (F.A.)