A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu ontem a palestra "Brincadeiras e Interação como Eixos Fundamentais da Educação Infantil" para mais de 200 profissionais da rede, entre professores, coordenadores e estagiários. A apresentação ocorreu no Rotary Clube da cidade, na Vila Correa.
O palestrante foi o pedagogo, Clóvis Lopes Júnior, que é mestre em Educação. Ele também já atuou como coordenador pedagógico no segmento de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em uma rede de colégios, bem como no atendimento às famílias, alunos e formação de professores. Foi professor do ensino superior da faculdade de Jandaia do Sul, entre outros trabalhos dentro da educação.
Na oportunidade, os profissionais puderam saber mais sobre o desenvolvimento e a aprendizagem na infância, a interação na perspectiva sócio-interacionista, além da discutirem respostas para perguntas como porque brincar? Como e quando? abordando a brincadeira como foco de práticas educativas.
Para isso, a explanaçãopercorreu vários aspectos do tema, como a leitura, interação com a internet, eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e até números de violência no Brasil, o que na verdade, segundo o pedagogo Clóvis Júnior, pode ser um dos resultados da falta do ato de brincar na infância do individuo que comete crimes.
De acordo com a titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, o brincar na primeira infância traz vários benefícios, por isso é tão importante que os professores também tenham isso em mente. "Por meio de brincadeiras, a criança desenvolve, por exemplo, a habilidade de fazer as próprias escolhas, constrói sua personalidade e percebe o outro. O brincar permite a investigação para a solução de problemas de forma criativa, o que quando adulto, faz toda a diferente", afirmou Valéria.