A Secretaria de Educação de Suzano promoveu ontem uma oficina de capacitação para 35 profissionais da pasta no Viveiro Municipal Tomoe Uemura, anexo ao Parque Max Feffer, no Jardim Imperador. A ação ocorreu em parceria com o Instituto Ecofuturo e foi voltada para o estímulo à leitura e integração do meio ambiente às discussões dentro e fora de sala de aula.
Os participantes eram, principalmente, educadores da Escola Municipal Professora Therezinha Pereira Lima Muzzel, do Jardim São José. A iniciativa vem sendo trabalhada entre o município, a entidade e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil desde março deste ano, por meio do projeto Biblioteca Comunitária, que tem como meta viabilizar um espaço com mais de mil títulos entre acervo literário e audiovisual para a comunidade local.
A oficina "Natureza Educadora", além de ser a última etapa do processo de preparação para a inauguração do espaço, serviu como base para novas abordagens entre professores e alunos, voltadas tanto para estimular a ler quanto para integrar a comunidade escolar a temas relacionados ao meio ambiente e à preservação dos recursos naturais.
Segundo Vanessa Espíndola, representante do Instituto Ecofuturo, todo o procedimento contou com amplo apoio das autoridades locais, para a concessão de profissionais e de espaço. "O acolhimento foi importante para a viabilidade do projeto, uma vez que a Prefeitura de Suzano sempre está buscando a melhoria da qualidade da Educação e a implantação de iniciativas que estimulem a leitura", explicou.
Para Mirian Rosiris Mendes, professora da Escola Municipal Adélia de Lima Franco, do Jardim Amazonas, em Palmeiras, tanto o conteúdo programático quanto a escolha do Viveiro Municipal para a capacitação foram positivos. "A troca de ideias em um local como este, para o tema voltado às questões ambientais, representa uma quebra de paradigmas e uma oportunidade fundamental para todos", finalizou. A previsão é de que a Biblioteca Comunitária que está sendo implantada na escola municipal do Jardim São José seja inaugurada até o final do primeiro trimestre de 2020.