Em resposta à carta aberta encaminhada pelos Conselhos Municipais de Cultura (Comuc), Turismo (Comtur), Juventude (Comjuve) e Patrimônio Histórico (Comphap), juntamente com artistas, produtores e profissionais da arte e cultura, que solicitam mais rapidez na tramitação e votação do Plano Municipal de Cultura, o presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Turismo da Câmara Municipal, o vereador Marcos Furlan (DEM) afirmou que muito provavelmente o projeto será colocado em votação na próxima semana.
"Cada comissão da Casa tem seu prazo regimental para analisar os projetos. Pelo que sei está tudo dentro dos prazos regimentais, passou pela Comissão de Justiça e Redação e agora virá para a comissão que presido, para, na semana que vem, ser votada", disse o parlamentar, que se colocou ciente da importância do projeto.
De acordo com o documento encaminhado à câmara, aprovar o Plano Municipal de Cultura é fundamental para o planejamento do desenvolvimento criativo da cidade. "Não se trata de atender apenas aos artistas (o que já não seria pouco, pois somos trabalhadoras e trabalhadores incansáveis merecedores de políticas públicas e condições que tornem possível nosso ofício), mas sim, de buscar garantias no cumprimento de direitos essenciais para a população como acessos à arte, cultura e educação", destaca o texto.
O vereador disse que o contato com o secretário de Cultura, Mateus Sartori, foi importante para ajudar no avanço do projeto na Casa. "Sabemos da importância, mas cada comissão tem sua autonomia, não posso ultrapassar este prazo", concluiu. (F.A.)