O distrito de Jundiapeba possuí demandas complexas a serem resolvidas e que interferem diretamente na qualidade de vida das pessoas que moram no local. A moradora do distrito e ativista na luta por melhorias na área, a auxiliar de limpeza Rosângela Maria Pinheiro, 45 anos, disse que as principais demandas atuais do local giram em torno das moradias e segurança pública. Não é segredo que a área de invasão do terreno da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA-Cteep), é considerada por muitos, inclusive pelo vereador que atua no tema, Rodrigo Valverde (PT), como o pior problema de moradia de Mogi das Cruzes, já que 459 famílias estão sofrendo com processo de reintegração de posse por parte da empresa.
"Jundiapeba é enorme, mas que sofre com estes problemas. Muitas pessoas em situação de miserabilidade que precisam de assistência social para receberem seus direitos, como a moradia", disse Rosângela.
UPA 24 horas
Os equipamentos de saúde do distrito possuem grande fluxo de pessoas e para redistribuir a demanda da Saúde pública de Jundiapeba, uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas está sendo construída. A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no distrito de Jundiapeba, tem previsão de término em maio de 2020; atualmente as obras estão com pouco mais de 37% do cronograma. A UPA deverá atender quase dez mil pessoas por mês, de acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. (F.A.)