O distrito de Jundiapeba recebeu, em julho, a Avenida das Orquídeas, a última etapa de construção do Corredor Leste-Oeste e uma das maiores obras de mobilidade urbana de Mogi das Cruzes nos últimos anos. A via é um novo vetor de desenvolvimento do município, além de ligação com o Rodoanel, sendo que o Corredor Leste-Oeste tem 10,5 quilômetros de extensão no total, dos quais 3,5 quilômetros são da Avenida das Orquídeas.
Com o investimento do corredor superior a R$ 100 milhões, a construção de uma nova via traz valorização à área, o que criou uma série de especulações sobre a possibilidade da chegada de condomínios residenciais, comércios e até mesmo um Polo Industrial nas imediações da Avenida das Orquídeas, aquecendo tanto o mercado imobiliário quanto o empresarial.
Toda a extensão da nova via possui uma faixa exclusiva para o transporte coletivo, além de ter uma linha de ônibus específica que passa pela via, a E114 Terminal Estudantes-Jundiapeba, via avenida das Orquídeas.
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), inclusive, avalia que o comércio crescerá no distrito de Jundiapeba, por onde passa a nova via. "A Avenida das Orquídeas, desde a sua concepção, é uma aposta de desenvolvimento econômico para a cidade. Além disso, os dois distritos são muito populosos e a chegada das indústrias atrairá novos negócios", informou a entidade. (F.A.)