O Galpão Arthur Netto, tradicional espaço cultural de Mogi das Cruzes, irá encerrar suas atividades depois de 13 anos de existência. O motivo é a falta de verbas para gerir o espaço. Os gestores reclamam da baixa arrecadação na bilheteria dos espetáculos e da falta de um apoio concreto por parte do poder público municipal, segundo carta aberta enviada pelo coletivo por e-mail à redação.
O espaço oferece oficinas teatrais para jovens e adultos, aulas de circo e grupos de teatro residentes; além de receber apresentações gratuitas, via ProacSP (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e já ter organizado e recebido três festivais internacionais de teatro.
Nos 13 anos de vida, o Galpão recebeu mais de 600 espetáculos teatrais, 150 shows, 150 atividades circenses e 100 espetáculos de dança. Cerca de duas mil pessoas passaram pelas oficinas e mais de 60 mil pessoas prestigiaram os espetáculos. Para celebrar os 13 anos de atividades, o espaço está organizando o Festival Dente de Leão - Sobre Romper o Asfalto para Provar ser Existente, que ocorre a partir da próxima terça-feira até dia 19 de outubro, com apresentações de grupos de teatro, maracatú, músicos, artes circenses, roda de conversa, dentre outras atividades.
*Texto supervisionado pelo editor.