Depois de quase um mês em recesso, as sessões ordinárias da Câmara de Mogi das Cruzes retornarão hoje, no entanto, com a novidade de um miniexpediante, que terá início mais cedo, às 14 horas. Com a aprovação do novo regimento interno no primeiro semestre deste ano, os trabalhos do Legislativo ficarão mais didáticos, principalmente com a criação desse miniexpediente, das 14 às 15 horas, período em que os vereadores poderão utilizar a tribuna para tratar de assuntos diversos. O objetivo é com que os parlamentares tenham espaço para discutir temas antes do horário das sessões, que começa às 15 horas, o que trará mais celeridade às sessões ordinárias.
Dentre os projetos mais esperados para entrar em votação nesse segundo semestre é o do Plano Diretor, de autoria do Executivo, que ainda está sendo elaborado.
Para o presidente da Casa, o vereador Sadao Sakai (PL), o miniexpediente será extremamente positivo. "Dessa forma, ficamos mais focados no que está na ordem do dia. Com cerca de 12 vereadores para falar, por sessão, ficávamos quase duas horas discutindo assuntos que não eram o foco do dia", explicou. Esse período que acontecerá antes do início da sessão também será televisionado pela TV Câmara.
Outros aspectos também passaram por alterações, como é o caso da forma de apresentação de requerimentos que solicita informações à prefeitura. Com o novo regimento, para o parlamentar protocolar o documento solicitando determinadas informações, ele precisará de, no mínimo, um terço de assinaturas de vereadores, ou seja, oito no total.