A Secretaria da Mulher de Poá reforça as ações que tem realizado na cidade visando a proteção e assistência às poaenses. O balanço foi feito em razão da celebração ao aniversário da lei Maria da Penha
"Temos ações de prevenção (campanhas educativas sobre a Lei Maria da Penha), o remediativo (atendimento, orientação, encaminhamentos diversos) e programas como Mulher/Empregabilidade, que oferece vagas emergenciais para mulheres com medida protetiva concedida, Roda Reflexiva com réus agressores, oficinas terapêuticas, entre outros", comentou a secretária da Mulher, Jeruza Reis.
Desde maio, as mulheres poaenses passaram a receber assistência em espaço exclusivo na Delegacia de Polícia Civil, localizada no centro da cidade. A "Sala Rosa" foi inaugurada após convênio celebrado entre a Prefeitura de Poá e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
As secretarias da Mulher e de Segurança Urbana de Poá também estão trabalhando em cooperação para o pleno funcionamento da Patrulha Maria da Penha, que realiza um trabalho de ronda e vigilância das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e que tenham medida protetiva concedida pelo Poder Judiciário.
De acordo com a secretária da Mulher, Jeruza Reis, com a efetivação deste trabalho as mulheres podem denunciar o agressor sem medo, pois sabem que estarão seguras. "Após as audiências de violência doméstica e concessão da medida protetiva, a Justiça já informa às vítimas o telefone da Patrulha Maria da Penha para que em caso de aproximação dos agressores elas acionem a equipe que vai rapidamente agir no caso de descumprimento da ordem judicial", finaliza a secretária.