Suzano é a única cidade do Alto Tietê que confirmou a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica (VARC). Segundo a Prefeitura, a ação começará no dia 12 e a expectativa é que 30 mil animais sejam imunizados. Os demais municípios da região não confirmaram a ação por falta de estoque de vacinas repassadas pelo Ministério da Saúde.
Em Suzano não houve nenhum caso confirmados de raiva. A campanha só será realizada porque sobraram doses de outras ações. No ano passado, por exemplo, foram aplicadas 31 mil vacinas em animais domésticos no município.
Em outras cidades do Alto Tietê como Mogi das Cruzes, Poá, Guararema e Biritiba Mirim, as doses não foram repassadas pelo Ministério da Saúde em quantidades suficientes. Os municípios, que são possuem casos da doença registrados, estão aguardando o envio de uma nova leva das doses. 
O Ministério da Saúde afirmou, em nota, que aguarda a entrega do laboratório fornecedor, sendo que o mesmo informou ter identificado problemas técnicos na produção da vacina.
Questionado sobre os repasses, o órgão afirmou que as doses serão enviadas aos estados assim que a produção for normalizada, mas não garantiu nenhuma data.
Salesópolis
A cidade que mais tem casos de raiva registrados é Salesópolis, sendo 22 no total, a maioria em gados e ovelhas. A Prefeitura afirmou que a administração de Mogi chegou a doar 500 doses para serem aplicadas em animais domésticos no bairros afetados pelo surto. No caso de bois e vacas, os proprietários devem procurar redes privadas de vacinação.
Região
Já Santa Isabel informou que o Estado enviou somente 400 doses de vacinas, número insuficiente para a campanha, mas informou que o repasse será destinadas ao bloqueio nos locais de confirmação da circulação do vírus. Até o momento foram confirmados dois casos de raiva.
A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos informou também que o município recebeu apenas 25 doses e que elas ficarão disponíveis para possíveis bloqueios caso seja detectada suspeita de raiva.
Itaquaquecetuba confirmou que também não realizará a Campanha de Vacinação Antirrábica no mês de agosto e setembro, mas garantiu que, caso o Ministério da Saúde disponibilize as doses em quantidades suficientes, o município organizará uma ação para imunização em massa.
Questionada, a Prefeitura de Arujá não informou até o fechamento da edição se fará ou não a campanha, mas destacou que o município não possui nenhum caso de raiva registrado até o momento.
*Texto supervisionado pelo editor.