A campanha Tampinha Solidária, executada pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes há quatro meses, está mobilizando não só a população mogiana, como também a de outros municípios do Alto Tietê, como Poá, Suzano e Itaquá, além de Jacareí, no Vale do Paraíba. A ação visa arrecadar tampinhas plásticas para venda do material selecionado. A verba arrecadada será revertida na compra de ração para, posteriormente, ser doada a entidades protetoras de animais.
São mais de 300 pontos de coleta de tampinhas. No site da prefeitura está disponível os locais por região.
De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, o projeto beneficia tanto os animais quanto o meio ambiente. "A campanha é simples, basta separar tampinhas plásticas e destiná-las ao Fundo Social. É um trabalho que vai ajudar muito as ONGs e protetores independentes de animais. Além disso, estimula a reciclagem e a preservação do meio ambiente", explicou Karin.
Em quatro meses, a iniciativa efetuou duas vendas de tampinhas, que renderam quase 1,6 tonelada de ração. A primeira leva foi entregue no mês passado para protetores e entidades dos bairros de Sabaúna, Botujuru, Cezar de Souza, Jardim Layr, Jardim Universo, Jundiapeba e Parque São Martinho. A segunda totalizou a compra de mais de 50 pacotes de ração.
Para fazer parte da lista de entidades beneficiadas é preciso se cadastrar como "Protetor de Animais" no Fundo Social. As doações para as entidades são feitas conforme a ordem de inscrições.
Voluntariado
Antes de vender as tampinhas, que servirão para compra de ração, o Fundo Social realiza, por meio de voluntários, o trabalho de separação do material por cor, já que, assim, o valor da venda fica mas alto. O ponto de armazenamento e separação fica no prédio do Pró-Hiper, no Mogilar. Todas as terças, quintas e sexta-feiras, das 14 as 18 horas, e aos sábados, das 9 as 13 horas, os voluntários podem auxiliar na separação dos elementos plásticos.
As crianças são as mais engajadas nesse projeto. Por conta disso, as escolas municipais e particulares participarão ativamente da campanha. Os alunos poderão colaborar na separação de tampinhas plásticas e, de acordo com a primeira-dama em uma live realizada em parceria com a vereadora Fernanda Moreno (PV), na última quinta-feira, no perfil social da vereadora, essa iniciativa ajudará no desenvolvimento da coordenação motora das crianças e na construção de uma consciência de respeito aos animais e ao meio ambiente. "Qualquer um que estiver interessado pode colaborar", reforçou a presidente Karin.
*Texto supervisionado pelo editor.