Um dos campeonatos mais importantes do continente americano, os Jogos Pan-Americanos, que tiveram início no último dia 26, em Lima, no Peru, terá a participação do treinador Felipe de Siqueira, de 32 anos, que iniciou a prática do atletismo ainda na infância, no município de Salesópolis, onde a família reside até os dias de hoje. Ele é treinador da seleção brasileira de atletismo e do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Nos Jogos Pan-Americanos, atua como treinador das provas de velocidade, ou seja, mais uma vez nas provas de revezamento masculino 4x100 metros, onde foi campeão mundial no estádio de Yokohama, no Japão, em maio deste ano e, também como treinador nas provas de barreira.
O técnico já participou de campeonatos mundiais e Jogos Pan-Americanos Sub 20. Juntamente com uma equipe de 15 pessoas -entre staffs, treinadores e departamento médico-, e 44 atletas, essa será a primeira vez de Siqueira em um Pan-Americano."A expectativa é defender o título mundial do revezamento 4x100 metros e tentar quebrar o recorde sul-americano. Vai ser árduo mais uma vez, pois vamos competir com Jamaica, Estados Unidos e Canadá", contou o treinador.
Durante a competição, sete atletas estarão sob a responsabilidade do técnico, sendo que três deles já trabalham com ele no Esporte Clube Pinheiros. Um deles é Alison dos Santos, que já quebrou o recorde sul-americano sub 20 por quatro vezes e atualmente é o líder do ranking Pan-Americano e o quinto do ranking mundial. "Nos 400 metros com barreiras é onde temos outra chance de medalha, que é o atleta que treina sob minha supervisão, o Alison. Apesar de ser juvenil, ele está classificado para o mundial de Doha, no Catar, em outubro deste ano", destacou Siqueira.
Toda a carreira do treinador foi voltada para o atletismo, tendo no currículo pelo menos 13 anos de experiência. Nesse tempo, conquistou, junto com os atletas, quatro medalhas: duas de bronze, uma de prata e a de ouro, no Japão. Juntamente com a carreira, é preciso também aliar o tempo com a família: a esposa Gisele e o filho, Benjamin, que fará um ano de idade no próximo dia 8, ou seja, Siqueira estará fora, pois o campeonato termina no dia 11. "Esse ano já foram três meses fora de casa, passei pelo Estados Unidos, Espanha, Portugal, Costa Rica e agora Lima. É duro aliar hotel, aeroporto, viagens longas e principalmente ficar longe do Benjamin. Mesmo de longe são meus pilares, sempre me apoiando. E minha esposa além de ser mãe, trabalha como manager dos meus atletas", revelou.
Campeonato
Os Jogos Pan-Americanos acontecem a cada quatro anos e seguem um rodízio de locais onde o evento será ocorrido, ou seja, passa pela América do Sul, Central e do Norte, sendo uma competição multiesportiva, parecida com os Jogos Olímpicos.