A liberação da avenida das Orquídeas pode afetar diretamente o trânsito, principalmente no município vizinho, Suzano, já que a via mogiana termina de encontro com a avenida Jorge Bei Maluf, já pertencente a Suzano. Na manhã de ontem, a reportagem do Grupo Mogi News percorreu toda a extensão da avenida e verificou a falta de infraestrutura no local, onde trafegam carros de passeio e caminhões de grande porte. Um dos problemas é o afunilamento da pista, pela avenida das Orquídeas, na chegada em Suzano.
De acordo com o prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB), no final do ano passado um ofício foi enviado ao Executivo suzanense informando sobre a liberação da via para este ano. "Já conversei sobre esse assunto com o prefeito de Suzano (Rodrigo ashiuchi (PR)) pessoalmente. Essa chegada em Suzano, pela avenida das Orquídeas, formará um gargalo, o que trará reflexos no trânsito da via em Mogi", alertou o prefeito Melo.
A reportagem questionou a Prefeitura de Suzano sobre a situação. Em nota, a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação informou que intervenções na avenida Jorge Bei Maluf estão previstas no Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A Pasta ressaltou, ainda, que até o momento não foi apresentado nenhum projeto de ampliação ou duplicação do local. "A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana informa que já foram realizadas ações voltadas à engenharia de tráfego no local, como a readequação de faixas e sinalização, recuperação do asfalto e ações de zeladoria para a região. No que se refere ao volume do tráfego, a Pasta afirma que serão necessárias medições do fluxo de veículos e pessoas após a abertura da avenida, para que haja uma avaliação do impacto na malha viária", concluiu a Prefeitura de Suzano. (L.P.)