A Coordenadoria Municipal de Habitação afirmou que os moradores que vivem próximos ao rio Jundiaí, em Jundiapeba, poderão ser incluídos em futuros programas habitacionais. Cerca de 300 famílias que moram em áreas irregulares receberam notificação informando que eles têm o prazo de 15 dias para recorrem à Justiça em relação à ordem de despejo.
O processo, segundo a coordenadoria, já dura mais de quatro anos, época em que foi feito um trabalho de desocupação das residências irregulares às margens do rio Jundiaí, já que a área é de proteção ambiental e enfrenta riscos de alagamentos. Ainda segundo a prefeitura, na ocasião, cerca de 450 famílias foram transferidas para apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida, no entanto, uma pequena parcela dos moradores rejeitou o atendimento habitacional. Por isso, o município utilizou ações judiciais para realizar de uma nova desocupação. 
Minha Casa
A prefeitura continua aguardando, por parte do governo federal, o retorno do programa Minha Casa Minha Vida para a inclusão desses e outros mogianos de áreas irregulares. Além disso, a Coordenadoria de Habitação afirmou que o órgão está disponível para parcerias que possibilitem a produção de novas moradias populares.
*Texto supervisionado pelo editor.