Duas cidades do Alto Tietê, Itaquaquecetuba e Suzano, registraram três casos de sarampo até ontem. A primeira informou que duas pessoas já foram diagnosticadas com a doença, sendo que uma delas tem 5 anos e a outra é uma mulher de 37. Em Suzano, um caso já foi confirmado, além de outras duas notificações que foram descartadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o registro é de uma criança de apenas sete meses.
Ambas as cidades confirmaram que estão realizando medidas de prevenção e alerta à sociedade. Em Suzano, é possível adquirir a vacina contra o sarampo em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Em Itaquá, a Vigilância Municipal Epidemiológica já realizou as ações de bloqueios por todos os locais em que as duas pessoas estiveram durante o período de transmissão.
As outras cidades da região foram procuradas pela reportagem e afirmaram que, até o momento, nenhum caso de sarampo foi confirmado. Salesópolis foi a única a não responder os questionamentos.
Um outro caso de sarampo ocorreu recentemente com uma moradora Guarulhos, que é estudante universitária de Mogi das Cruzes. Embora não resida em Mogi, o caso foi notificado na cidade pela Vigilância Municipal Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Medidas de orientação foram tomadas junto aos estudantes e funcionários da instituição, que, pelo período de férias, foram orientados a procurarem uma unidade de saúde para a imunização. O nome da universidade não foi revelado.
*Texto supervisionado pelo editor.