Para comemorar o Dia do Agricultor, celebrado hoje, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem atuado para melhorar a vida e as condições de trabalho dos agricultores da cidade. As ações fazem parte do programa Mogi é Agro, desenvolvido pela administração municipal por meio da Secretaria de Agricultura, que abrange iniciativas voltadas à infraestrutura, capacitação de profissionais e estímulo a boas práticas.
"A agricultura é um dos destaques da economia da cidade. Nossa meta é continuar avançando para que esse setor continue se desenvolvimento e sendo destaque em todo o Brasil", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB). Mogi possui 26 mil hectares de produção agropecuária e mais de dois mil produtores individuais. Os setores de agricultura e abastecimento geram cerca de 25 mil empregos na cidade.
O programa Mogi é Agro conta com projetos diversificados, que atendem as demandas do setor agropecuário da cidade. "Nossa agricultura é centenária e responsável por oferecer um alimento com qualidade, diversidade e quantidade suficiente para abastecer cerca de 22 milhões de habitantes da região metropolitana", disse o secretário de Agricultura, Renato Abdo.
Um dos destaques do programa é o geocadastramento rural, um levantamento do perfil socioeconômico da atividade agrícola do município. Neste banco de dados será mapeada toda a estrutura agropecuária da cidade. Cerca de 70% deste trabalho já foi concluído. Estes dados permitem o desenvolvimento de projetos com maior assertividade, atendendo às necessidades do setor.
A capacitação dos produtores é feita por meio do projeto Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que conta com as iniciativas Alimento Saudável é Alimento Seguro, Diversificação de Culturas e o Propriedade Rural Legal. Outra iniciativa é o projeto Novos Caminhos, responsável pelo monitoramento e manutenção das estradas por meio de um sistema que dinamiza o fluxo de informações entre as demandas das comunidades rurais e os gestores públicos.
Os destaques da cadeia produtiva cultivada em Mogi são tipos variados de verduras, legumes e frutas. O município é considerado o Cinturão Verde de São Paulo, por produzir 560 mil toneladas de hortaliças/ano. A cidade fornece 30% das verduras e legumes consumidos na cidade de São Paulo. A produção de frutas também se destaca com 31 mil toneladas produzidas por ano. Mogi é responsável por 40% da produção nacional de caqui e a maior produtora do Brasil de nêsperas. Nas flores, a cidade é a maior produtora do país de orquídeas e hortênsias.