As Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Telma Arrivetti do Prado, Clarinda da Conceição e Parque Nossa Senhora das Graças realizaram na semana passada o projeto Ecoviver Comunidade. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), com o Grupo EcoRodovias, que realiza diversas atividades lúdicas e de orientação sobre trânsito e meio ambiente.
De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Elaine Lopes, a ação tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar e do entorno para uma convivência segura com as rodovias. A iniciativa é parte do Projeto Ecoviver. "O projeto consiste na produção e na distribuição de materiais de sensibilização e na realização de atividades de contação de histórias nas escolas. Este ano, os temas das histórias serão segurança, trânsito, lixos e resíduos e conservação", disse.
Elaine explica que a partir da história contada os alunos e comunidade escolar são convidados a mudar seu olhar sobre o tema em questão e reconhecer a necessidade de realizar ações concretas de prevenção e preservação, para construir uma relação sadia e segura com as rodovias.
Para o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, esta ação é muito relevante na medida em que trabalha a questão da conscientização ecológica, da educação preventiva e, sobretudo, com crianças da Educação Infantil que certamente atuarão como agentes multiplicadores.
O Ecoviver na Comunidade é um projeto dentro do Ecoviver, viabilizado pela lei de incentivo à cultura (Lei Roaunet) do Ministério da Cidadania e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias.
Meio ambiente
A Prefeitura de Itaquá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, concluiu nesta semana as ações da Oficina Sustentável com a certificação dos alunos que participaram do curso. Durante as aulas, que se iniciaram no dia 4 de junho, os participantes aprenderam técnicas para a reutilização de materiais e como transformá-los em utilidades para o dia a dia.
Entre as técnicas ensinadas estão como fazer macramê com cápsulas de café usadas, vasos com imã de jornal, compostagem, minhocário, pulseiras e colares sustentáveis, além de métodos para a reutilização de embalagens de suco.
A iniciativa contou também com uma programação diversificada com apoio do Instituto Itaquareia. Os 30 estudantes participantes das aulas tiveram ensinamentos teóricos e práticos com objetivo de trabalhar temas como redução, reutilização, reciclagem e conscientização quanto aos resíduos sólidos.