A revisão do Plano Diretor de Mogi das Cruzes recebeu até a tarde de ontem 89 sugestões e propostas, conforme informação divulgada pelo secretário de Planejamento, Cláudio de Faria Rodrigues. O prazo para que os munícipes enviem as contribuições para a construção da revisão do novo plano termina nesta segunda-feira, no entanto, no próximo sábado, dia 20, acontecerá no prédio da prefeitura a última audiência pública, na qual, os moradores da cidade que não conseguiram apresentar as propostas no prazo, terão a oportunidade de solucionar a questão no dia.
Dentre as principais propostas recebidas, está a criação do corredor ecológico, que é uma área que ligará o norte ao sul de Mogi, interligando a Serra do Itapeti aos fragmentos da Serra do Mar; questões de zoneamento especial e macrozona de contenção. "Estamos na reta final desse processo e no dia 20 teremos a audiência final, onde qualquer pessoa poderá participar e dar opiniões. Iniciamos o processo para enviar as contribuições no dia 29 de abril e recebemos propostas desde pessoas físicas como de entidades", explicou o secretário.
Análise
Após o término da discussão do processo, a Pasta vai analisar todas as informações recebidas e, posteriormente, quando o plano estiver finalizado, será encaminhado ao plenário da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes para votação.
Importância
O Plano Diretor é um dos documentos mais importantes para os municípios, já que nele estão previstas todas as regras e orientações para a ocupação do solo urbano para os próximos anos.
Desde 2017 a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou os debates para modernizar o documento.