Vista com carinho pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, a avenida das Orquídeas aos poucos vai apresentando várias vertentes de possibilidades de crescimento junto à cidade. Se não pela área industrial, comercial e residencial, amplamente divulgada pela administração, o foco das ações da prefeitura também estão voltadas para o lazer e meio ambiente, com a criação de um parque municipal, o Parque das Orquídeas.
A informação foi passada ontem pelo secretário de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues, que afirmou ainda que a proposta surgiu de estudos feitos pelo Executivo visando o planejamento do futuro da cidade. "Temos mapeado várias regiões e dentro dos estudos para os próximos anos, temos a intenção da construção de um parque na avenida das Orquídeas, principalmente pela proximidade com o rio Tietê", argumentou.
O parque que está sendo elaborado pela prefeitura ainda não possui uma vocação específica, ou seja, não se sabe ao certo com qual finalidade o espaço será criado, seja contemplando a preservação do meio ambiente, ou turismo, por exemplo.
A novidade é uma das propostas do Plano Diretor Municipal, que deve orientar as atividades que acontecem em Mogi na próxima década.
Durante audiência do Plano Diretor, que ocorreu no sábado passado, o secretário Rodrigues divulgou a informação de que o plano possui uma proposta para implantar uma área industrial na avenida das Orquídeas. A proposta foi apresentada pela sociedade civil e a prefeitura tem 15 dias úteis para publicar uma ata com todas as sugestões apresentadas durante a audiência.
Também já foi anunciado pelo Executivo o Programa Mogi Mais Ecotietê, que prevê a construção de dois novos espaços para o lazer. As áreas estudadas ficam na rua Antonio de Almeida e na avenida Francisco Rodrigues Filho, além da ampliação do Parque Centenário e da recuperação das áreas verdes próximas ao rio Tietê, no distrito de Cezar de Souza.
* Texto supervisionado pelo editor.