A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma edição da "Semana Municipal de Conscientização e Combate à Automedicação". O principal objetivo do evento foi alertar a população sobre os perigos da automedicação e do uso irresponsável de medicamentos. Para isso, foram realizadas palestras nas unidades de saúde do município.
Na última semana, a Unidade Clínica e Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba, e UnicaFisio, em Braz Cubas, promoveram palestras para os usuários dos equipamentos de saúde, esclarecendo dúvidas sobre os perigos de utilizar medicamentos sem a orientação de um profissional. As palestras reuniram um total de 160 pessoas.
Na UnicaFisio, a palestra ficou por conta dos alunos do curso de Farmácia da Universidade Mogi das Cruzes (UMC), uma parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o que auxilia na capacitação dos futuros farmacêuticos.
A professora Marcela Manfredi, responsável pelos alunos, destacou a importância de conscientizar a população sobre o uso responsável dos medicamentos. "Nós trouxemos assuntos que fazem parte do dia a dia das pessoas e que acabam caindo no esquecimento ao longo do tempo. Desde o consumo na hora certa, armazenamento correto e o descarte quando não há mais condições de uso", explicou.
Já na Unica Jundiapeba, as ações ficaram sob a direção da coordenadora Sandra Salustiano e a palestra foi apresentada pela farmacêutica Elisângela Costa. A palestrante reforçou a importância das medicações prescritas pelos médicos e criticou o uso da "vizinhoterapia". "Devemos entender que o remédio que é bom para o vizinho, pode ser ruim para nós. Cada indivíduo reage de forma diferente do outro, de acordo com a medicação", informou a farmacêutica, ressaltando que o uso irresponsável de medicamentos pode levar à morte.