A terceira fase da revitalização da Vila Helio, na região central de Mogi das Cruzes, já começou com a reforma do imóvel de número 16, em frente ao Hotel Marbor, que será demolido e dará lugar a mais um espaço comercial com o estilo toscano. Mas, além disso, haverá um jardim suspenso, criado sobre a marquise de todos os prédios da Vila.
A marquise tem uma extensão de aproximadamente 90 metros quadrados e todo este espaço será revitalizado e receberá o plantio de jasmim, flor delicada, muito vista nas vilas toscanas, que serviram de inspiração para toda a revitalização - uma iniciativa do Grupo
Marbor, que contratou a Coutinho Arquitetura para fazer o projeto, a Fasul Engenharia para executar os trabalhos e a Gaia para o paisagismo.
"Inicialmente, o impacto será de uma moldura verde, porque o jasmim se desenvolve rapidamente, mas as mudas ainda serão pequenas. No período primavera-verão, aí sim as pessoas vão ver uma verdadeira cortina verde, com pontos amarelos muito delicados", explica Karine Rodrigues, diretora da Gaia.
Mais de 17 toneladas de terra, entulho e plantas antigas já foram removidas pela equipe responsável pela obra e, segundo Vinicius Menezes, engenheiro do Grupo Marbor, serão aplicados 160 metrosquadrados de manta asfáltica sobre as marquises, que será recoberta
por argamassa para proteger a impermeabilização.