O Museu da Energia de Salesópolis é o segundo ponto turístico mais visitado do município, perdendo apenas para a nascente do rio Tietê, também localizada na cidade. De acordo com a assessoria de Imprensa do museu, no ano passado a instituição recebeu 9 mil visitantes, que dedicaram um tempo para aprender e aproveitar todas as atrações que ele oferece à população.
No museu, os visitantes podem conhecer os atrativos como a cachoeira dos Freires e a usina hidrelétrica da cidade. Além disso, eles também recebem diversas informações sobre os pontos turísticos de Salesópolis. Os alunos que compõe grupos de excursões escolares são o grande público alvo da entidade e, é claro, a maioria dos turistas que procura o local.
O esclarecimento do potencial turístico de Salesópolis é, em geral, um dos principais objetivos da visita ao museu. Os monitores que auxiliam as pessoas são preparados para compartilhar imagens, histórias e curiosidades sobre a cidade, tirando também as dúvidas que possam surgir da população. Segundo informações divulgadas à reportagem, o maior público recebido são visitantes que moram em municípios próximos, como os que compõe o Alto Tietê.
O espaço está localizado na estrada Contorno da Barragem, no bairro dos Freires, e funciona de terça-feira a sábado, das 10 às 17 horas. O valor dos ingressos custam R$ 5 e a meia entrada pode ser solicitada por estudantes, pessoas com deficiência e um acompanhante; e jovens de baixa renda que possuem o ID Jovem. De acordo com informações expostas no site da instituição, aos sábados todos os grupos podem entrar gratuitamente no museu.
As escolas públicas, professores, pessoas com idade superior a 60 anos, guias e monitores de turismo, policiais civis, militares e guardas municipais estão isentos de pagar ingresso para a entrada no museu, além de grupos em situação de vulnerabilidade e instituições sem fins lucrativos.
*Texto supervisionado pelo editor.