Mais três casos de sarampo foram confirmados em Itaquaquecetuba e Suzano ontem à tarde. A Secretaria de Saúde de Itaquá informou que quatro pessoas já foram diagnosticadas com a doença, sendo duas crianças de 5 e 7 anos e dois adultos de 29 e 43 anos. Em Suzano, um homem de 29 anos, teve a confirmação para sarampo, além de um bebê de sete meses cuja doença já havia sido confirmada durante a semana. Com os casos novos, a região registrou nove ocorrências da doença.
A Prefeitura de Itaquá informou que os casos apareceram em três bairros do município e em cada um deles está sendo feito uma ação para impulsionar a imunização. No Jardim Moraes, foram vacinados todos os moradores das quadras em que moravam as duas crianças, além das escolas onde elas estudam, porém não foi informado quais eram estas instituições.
Na Vila Zeferina foram vacinadas somente os moradores da residência de um dos confirmados, pois, segundo o Executivo, a pessoa adoeceu e passou o período de transmissão em Minas Gerais. No bairro de São Judas Tadeu, foi realizado imunização nos familiares, nos vizinhos próximos da casa e no local de trabalho de um dos confirmados.
Já em Suzano, a prefeitura confirmou que o segundo caso teria ocorrido no distrito de Palmeiras. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o segundo registro foi de um adulto de 29 anos e o primeiro de uma criança de sete meses, no entanto, a Vigilância Epidemiológica do município já tomou as medidas de proteção na residência das vítimas e no ambiente de trabalho de um deles.
Nesta semana, um caso de sarampo também foi confirmado em Ferraz de Vasconcelos. De acordo com a Secretaria de Saúde, trata-se de uma criança de 3 anos que mora no bairro da Vila São Paulo. Ainda existem outros dois registros sob suspeita aguardando o diagnóstico. No sábado haverá campanha de vacinação na Estação Ferraz de Vasconcelos, da Linha 11 - Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Em Mogi das Cruzes foram dois casos de sarampo confirmados nesta semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas são uma criança de 8 anos e uma mulher de 29 anos.
Além dos nove casos confirmados, uma jovem de Guarulhos que estuda em uma universidade de Mogi foi diagnosticada com sarampo no mês passado. Embora a aluna resida em Guarulhos, o caso foi notificado em Mogi pela Vigilância Municipal Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
Os responsáveis da saúde orientam a população não apenas a aderir à vacina, como também deve verificar a situação da caderneta de vacinação. Caso algumas pessoas tenham dúvidas se já receberam a imunização ou não, basta se certificar por meio da caderneta. Caso não possua mais, a pessoa deve ser imunizada.
*Texto supervisionado pelo editor.