No mais recente Ranking do Saneamento, elaborado pelo Instituto Trata Brasil e divulgado esta semana, Mogi das Cruzes aparece como o 26º melhor serviço de saneamento entre as cem maiores cidades do país. O estudo tem como base os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com a situação dos serviços de água e esgoto em 2017. Mogi melhorou seis posições em relação ao ranking do ano passado, quando estava na 32ª colocação. A prefeitura e o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) atribuem o resultado aos investimentos realizados nos últimos anos.
Das 25 cidades com melhor colocação que Mogi, somente oito contam com sistema municipal de saneamento. Entre as autarquias municipais, portanto, o Semae de Mogi das Cruzes ficou em 9º lugar no País. Mogi também ficou à frente de 23 capitais, como Campo Grande (31º lugar), João Pessoa (32º) Belo Horizonte (34º) Porto Alegre (38º lugar) e Brasília (42º), entre outras.
"Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul são as únicas cidades da Região Metropolitana de São Paulo que contam com serviço próprio de água e esgoto. Sabemos o quanto o Semae é importante para nós, e a população reconhece este trabalho como de qualidade", afirma o prefeito Marcus Melo (PSDB), que dirigiu a autarquia por cinco anos. "Melhoramos seis posições, isso representa os avanços que obtivemos nos últimos anos, como aumento da coleta e tratamento de esgoto e eficiência do sistema de saneamento como um todo. Os investimentos são altíssimos, tanto com recursos próprios, quanto com investimentos que conseguimos com o governo federal", completa Melo.
O levantamento do Trata Brasil aponta avanços em indicadores como atendimento de água e de esgoto e de investimentos em relação à arrecadação. A nota geral do Semae passou de 7,44 no ranking 2018 para 7,93 no de 2019 (numa escala de 0 a 10).
"O ranking de 2019 utiliza dados de 2017. Naquele ano, o Semae entregou obras importantes na área de abastecimento de água, como a adutora do Jardim São Pedro e Sabaúna e a Setorização de Braz Cubas; e de coleta e tratamento de esgotos, a exemplo da ampliação da rede coletora na Vila São Sebastião", explica o diretor-geral da autarquia, Glauco Luiz Silva.
Outras medidas importantes, apontadas por Glauco Silva, são a ampliação da frota de veículos e a adoção de novos canais de atendimento aos clientes da autarquia, como a Agência Virtual (www.semae.sp.gov.br) e o aplicativo Semae Conecta (disponível para os sistemas operacionais iOS e Android). "São iniciativas que ampliam nossa capacidade operacional e tornam nosso serviço mais eficiente", conclui.