Nessa época do ano, equipamentos e programas municipais das mais diversas áreas da saúde aproveitam os festejos juninos para promover o convívio e a integração social entre pacientes e usuários. Na última semana, o Pró-Hiper, no Mogilar, e o Caps AD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, na Vila São Francisco, promoveram seus eventos.
O Caps AD reuniu cerca de 80 pessoas, entre pacientes, familiares e colaboradores, com decoração típica produzida durante as oficinas terapêuticas promovidas pela unidade. Para a gerente do Caps AD, Elvira Zocal, a Festa Junina colabora no tratamento oferecido e ajuda a humanizar o serviço. "Um ponto importante do evento é o envolvimento da família", destacou. A festa contou com barracas típicas, brincadeiras e bingo.
O Caps AD atende pessoas com idade a partir de 16 anos, de ambos os sexos. A unidade atua de forma interdisciplinar, com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais, além de equipe de enfermagem e oficineiros, prestando atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, com foco naquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
Já o Pró-Hiper é uma unidade voltada para o convívio social e a promoção da saúde entre pessoas com mais de 60 anos, de ambos os sexos. Promove diversas atividades esportivas, em especial a hidroginástica e a musculação, e organiza eventos diversos, como a tradicional festa junina. "As festas do Pró-Hiper são sempre muito animadas e eu sempre faço questão de participar", garantiu Maria Benedita Simão, a Benê, que participa de diversas atividades e já foi eleita Miss Terceira Idade. O arraiá contou com música ao vivo, barracas de jogos típicos, doces, salgados e bebidas levados pelos próprios alunos. A decoração alegre e os trajes juninos completaram a alegria do evento.