Com base nos conceitos de tradição e família, o Vila Santista vem se empenhando para continuar como um dos maiores clubes de Mogi das Cruzes. A associação, que oferece diversos equipamentos para a população, está comemorando 100 anos. Neste centenário, o espaço já ofereceu muita emoção e lazer para os moradores da região.
Um dos clubes mais antigos da cidade, o Vila Santista começou a ficar conhecido pelo seu grandioso time de futebol - que chegou a atuar profissionalmente no século passado -, pelas grandiosas festas carnavalescas e o familiarizado samba, que é tradição desde a fundação do clube.
Segundo o diretor da entidade, Paulo Santiago, o Vila se tornou um marco na história mogiana por dois assuntos: futebol e samba. Inaugurado na rua Francisco Franco, no bairro Jardim Santista, o clube recebeu seu nome em homenagem ao bairro em que foi fundado. "Antigamente, o clube era só voltado ao futebol, era o grande Vila Santista Futebol Clube. Só que, naquela época, ele teve muitas dificuldades. Em meados de 1974, a antiga gestão resolveu fazer uma permuta, ou seja, acharam a área na Ponte Grande e trocaram com essa área do centro, tomando, assim, a decisão de criar um clube de recreação social'', afirmou.
Segundo Santiago, após a troca de local, a associação começou a se destacar por sua diversificação ambiental, pelo seu espaço de mais de 70 mil metros quadrados e seus equipamentos, que podiam atender diversos grupos em faixas etárias diferentes. Durante essa época, o Vila Santista estava passando pela sua melhor fase, com um quadro sólido de sócios ativos que frequentavam o local e seguiu assim até meados de 2000.
"Nesta época, havia começado uma fase ruim para os clubes de Mogi, pois com a facilidade da Mogi-Bertioga e a abertura de vários condomínios que ofereciam outras opções de lazer, os sócios acabaram se desvinculando do clube. Antes da crise, nós tínhamos mais de três mil sócios ativos; depois disso, só começou a cair'', explicou o dirigente.
Após a crise de 2000, o clube começou a se revitalizar, fazendo parcerias com outras empresas para melhorar a arrecadação e não depender apenas do quadro associativo, que estava diminuindo. Desde então, o Vila começou a disponibilizar sua estrutura para outros clubes treinarem futebol, além de oferecer o espaço para outras atividades.
Futebol
O Vila Santista também ficou conhecido pela equipe profissional de futebol, que dividia as atenções na cidade com um forte rival, o União Futebol Clube. Ainda na época amadora, se tornou uma forte presença no Estado, tornando-se campeão regional diversas vezes na década de 1940. Após conquistar vários títulos, a equipe optou pelo profissionalismo em 1957, estreando na Terceira Divisão do Campeonato Paulista no mesmo ano.
Entre altos e baixos, a associação acabou desistindo das competições e ficou apenas com sua categoria de base. Entre 2001 e 2017, o clube recebeu auxílio da Prefeitura de Mogi das Cruzes para manter as equipes que disputavam campeonatos estaduais, porém, com diversos problemas financeiros, o Vila Santista acabou deixando também estas equipes.
Atualmente, o departamento de futebol do clube se dedica apenas aos torneios internos com times de sócios, em categorias que vão dos 16 aos 60 anos de idade. A agremiação também cede as instalações para outros clubes, como o Sport Clube Benfica, que possui times de crianças e adolescentes de futebol de campo e de salão, e ainda de basquete.
*Texto supervisionado pelo editor.