Diversas vias de Mogi das Cruzes irão receber rotas de acessibilidade para facilitar a locomoção dos portadores de deficiência. Ao todo, serão implantadas 4.786 metros de acessibilidade nos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, além da área central, bairro Mogilar e no Jardim Rodeio. As informações foram divulgadas ontem pelo secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, em reunião no auditório da sede do Executivo. O recurso para as obras é da própria prefeitura, no valor de
R$ 977.315,32.
Em Jundiapeba serão implantados 203 metros de rota de acessibilidade, com sete novas rampas. Em Braz Cubas, 708 metros, com oito novas rampas. No Rodeio serão 220 metros com duas novas rampas. Já o Mogilar será contemplado com 925 metros com cinco rampas e, na região central, oito novas rampas com mais de mil metros de rota de acessibilidade. "Estamos construindo um diálogo com toda a sociedade, principalmente pessoas portadoras de deficiência, para identificar quais são os locais necessários para a implantação de alguma lombofaixa ou rampa", disse o prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB).
Fácil acesso
Além das rotas de acessibilidade, a prefeitura deve implantar pelas ruas da cidade 15 lombofaixas e 30 lombadas, além de sinalização semafórica na avenida Júlio Simões e na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, nas proximidades do Poupatempo.  "Conversamos com especialistas no assunto, os cadeirantes. São eles quem têm dificuldade de acesso aos serviços e nos indicarão onde é necessário a implantação de rampas", destacou Almeida, secretário de Transportes.
Para o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Wilson Roberto Gomiero, é de extrema importância o poder público discutir com a sociedade civil quais os pontos da cidade que precisam ser melhorados. "Hoje estamos sendo bem atendidos, tudo o que vão fazer na cidade sempre passa pelo conselho para que possamos decidir onde os equipamentos de acessibilidade serão implantados. Para que o investimento valha a pena é preciso conversar com quem vai utilizar os equipamentos", reforçou.