A possibilidade da criação de um novo distrito em Mogi das Cruzes, no Cocuera, começa a repercutir de forma positiva entre as entidades da sociedade civil. A proposta foi sugerida no último sábado, durante audiência pública que discutia o Plano Diretor para os próximos anos do município.
A primeira entidade a se manifestar - contatada pela reportagem - foi o Sindicato Rural, que afirmou que, caso seja confirmada, a criação deste distrito traria mais atenção da prefeitura, principalmente pela presença de um administrador regional. "Ainda é cedo para fazer grandes avaliações, mas a presença do administrador regional traz mais monitoramento para a região, e deve melhorar as condições das estradas", ressaltou o presidente da entidade, Gildo Takeo Saito.
Segundo o representante da categoria, algumas discussões acerca do tema já começaram internamente, dentro da própria entidade, para que haja um posicionamento adequado sobre a situação.
O atual bairro do Cocuera fica a cerca de oito quilômetros do centro de Mogi, na estrada que liga a cidade aos municípios de Biritiba Mirim e Salesópolis. Sua principal característica são as áreas de plantação, onde há cultivo de folhosas e de frutas. Também abriga produtores de aves e de ovos.
Outra mudança que pode ocorrer caso a região do Cocuera venha a se tornar mais um distrito de Mogi, é a possibilidade da criação de um almoxarifado no local, onde máquinas da prefeitura poderiam ficar alojadas durante o período de obras, diminuindo assim as distâncias para futuras intervenções na região. "Temos que ver a disponibilidade da prefeitura também. Mas tem muita coisa favorável", completou Saito.
Áreas industriais
A proposta foi uma das sugestões apresentadas durante a audiência pública do Plano Diretor, na qual também foi discutida a criação de áreas industriais na recém-inaugurada avenida das Orquídeas (leia mais acima), bem como de comércio e residenciais.
*Texto supervisionado pelo editor.