A Clínica para Portadores de Deficiência, que será construída no Complexo Integrado de Saúde, na rua Pedro Romero, no Jardim Rodeio, será um Centro Especializado em Reabilitação - Física, Intelectual e Visual, com o objetivo de ampliar a oferta de atendimento especializado em Mogi das Cruzes. As informações foram divulgadas ontem pela Secretaria de Saúde.
Na semana passada, o chefe da Pasta, Francisco Moacir Bezerra de Melo, o Chico Bezerra, já havia informado que o projeto do Complexo Integrado de Saúde passou por alterações para receber a clínica específica. O equipamento ficará localizado nas proximidades da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rodeio e do Centro Municipal de Paradesporto.
Outro objetivo da clínica é dar prioridade aos portadores de deficiência, que muitas vezes aguardam em listas de espera para conseguir um exame. "Realizamos uma modificação na planta para criar essa nova clínica e criar um atendimento em conjunto e especializado. Uma criança com um grau elevado de autismo, por exemplo, terá o espaço adequado para ser atendida", disse. Para a obra, o investimento estimado é de R$ 10 milhões e também contará com os prédios da UnicaFisio, Pró-Hiper e a Clínica do Homem.
O novo equipamento vai permitir o complemento de serviços já existentes no município, por isso, toda a Rede Municipal de Atendimento à Pessoa com Deficiência, integrada por diversas entidades, como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), entidades subvencionadas, Emesp Professora Jovita Franco Arouche, UnicaFisio, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Doutor Arnaldo Pezzutti Cavalcanti. De acordo com a Secretaria de Saúde, outros serviços complementares, como o atendimento descentralizado em Neurologia, Cartão da Pessoa com Deficiência com emissão de laudo, atendimento às ostomias, programa de Oxigenioterapia e o Programa Melhor em Casa, também serão complementados.