A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba recebe, no próximo dia 24, às 9h30, uma oficina sobre Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo é formar conselheiros da sociedade civil capacitados em colaborar no desenvolvimento e fortalecimento do tema em seus respectivos municípios. O evento é uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) - Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos Estados de São Paulo e Paraná.
A oficina ocorrerá no plenário da câmara, no 1º andar. Qualquer cidadão interessado no assunto poderá participar, desde que faça sua inscrição dentro prazo, pelo site http://redesans.com.br. O tema do encontro será "O futuro do Direito Humano à Alimentação Adequada: o papel de cada um".
De acordo com os organizadores do evento, a Segurança Alimentar e Nutricional constitui-se num direito do cidadão garantido pelo artigo 6º da Constituição brasileira e pela lei 11.346/2006, que criou o Sisan.
Para uma melhor interação com o assunto no dia da oficina, o participante pode ir pensando em algumas questões como: "Em que estágio de implantação do Sisan meu município se encontra?". Especialistas no assunto estarão disponíveis para tirar dúvidas e ensinar sobre o assunto.
No mesmo dia e local, mas no horário da tarde (às 14 horas), o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP) e a Comissão Regional Segurança Alimentar Nutricional e Sustentabilidade (Crsans) da Grande São Paulo convidam os conselheiros (novos e antigos) para uma reunião ordinária. Na ordem do dia estarão a aprovação da ata da reunião anterior e a realização da Conferência Participação Cidadã e Soberania na construção das políticas públicas de SAN.