A Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Justiça Eleitoral prorrogaram até 10 de agosto o cadastro da biometria no prédio sede da administração municipal e no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Braz Cubas. Até anteontem, 5.724 eleitores fizeram o cadastro, sendo 4.672 no prédio da prefeitura (desde 11 de junho) e 1.052 em Braz Cubas (desde 2 de julho).
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8  às 17 horas (a distribuição de senhas termina às 16h30). O cadastro, tanto na prefeitura quanto no PAC, é feito por ordem de chegada. O eleitor deve apresentar um comprovante de residência recente e documento oficial com foto (RG, carteira profissional, carteira de reservista ou certificado de alistamento militar original).
Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por motivos como casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações.
No município, a biometria será obrigatória para as eleições de 2022. Mogi das Cruzes tem 307.970 eleitores. De acordo com a Justiça Eleitoral, 48,5% já fizeram o cadastro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a biometria é usada para dar mais segurança ao eleitor. Ela se soma aos outros dispositivos de identificação, como o caderno de votação e a exigência de apresentação de documento oficial, para aumentar a confiabilidade do sistema de votação.