Durante audiência realizada ontem no Fórum da Fazenda, no Parque Monte Líbano, ficou decidido que as 459 famílias que moram irregularmente sob as linhas de transmissão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA/CTEEP), em Jundiapeba, têm 30 dias para se manifestarem diante da liminar apresentada pela empresa. Na reunião estavam presentes o vereador Rodrigo Valverde (PT), cinco moradores, Defensoria Pública, o diretor da Coordenadoria de Habitação, João Vitor Ferraz, e a secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Dalciane Felizardo.
Segundo Valverde, a audiência proposta pela empresa foi de cunho conciliatório, para que as partes envolvidas fossem ouvidas. O prazo de 30 dias começou a contar ontem. Uma das propostas dos moradores é a inclusão em programas habitacionais ou o pagamento de aluguel social, caso eles sejam despejados.
Antes da audiência, cerca de cem moradores da área se reuniram com Valverde em frente à prefeitura para se manifestarem diante das decisões do poder público, exigindo posições que não os prejudicassem em caso de reintegração de posse da ISA/CTEEP. Com cartazes e gritos de manifesto, o grupo seguiu até o Fórum em passeata. A reportagem acompanhou o movimento até o local da audiência, mas não obteve permissão para participar da audiência.
Em maio do ano passado, 67 famílias foram retiradas da área ocupada irregularmente. Nos dias anteriores à reintegração, aproximadamente 20 famílias deixaram o local por conta própria. Na época, a administração municipal foi questionada e justificou que "não dispunha de equipamentos públicos ociosos e não podia suspender atividades escolares e esportivas que estavam em andamento" para abrigar os moradores que ficaram sem moradia.
*Texto supervisionado pelo editor.