Estão abertas as inscrições para a ação social de acessibilidade e sensibilização, Inclusão, que terá sua primeira edição no dia 3 de agosto, no centro de Mogi das Cruzes. A iniciativa é de Camila Caruso, arquiteta mogiana especialista em acessibilidade. A participação é livre a todos os interessados em acessibilidade. São apenas 20 vagas. O ponto de partida do Inclusão será no Casarão do Carmo, às 9 horas.
Os inscritos participarão de uma vivência de acessibilidade arquitetônica pelo centro da cidade com duração de três horas. Os participantes serão convidados a se locomoverem como as pessoas que têm algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Os inscritos usarão cadeiras de rodas, vendas e bengalas e tampões de ouvido para vivenciar as dificuldades vividas por estas pessoas no seu dia a dia.
Segundo Camila Caruso, o Inclusão vai proporcionar uma manhã de conscientização e inclusão. "A proposta é analisar um pouco a mobilidade urbana e debater sobre acessibilidade nos trajetos da região central de Mogi", explicou. A vivência faz parte de um curso de acessibilidade que a arquiteta já ministra em empresas.
Para participar é preciso doar uma lata ou um pacote de leite em pó que serão encaminhados para uma entidade social. Inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]. As inscrições permanecerão abertas até o preenchimento das 20 vagas. Os participantes que confirmarem a inscrição receberão uma camiseta do Inclusão.
A arquiteta mogiana Camila Caruso é diretora-executiva da Duca Arquitetura e Acessibilidade, com sede em Mogi das Cruzes, e tem uma ampla experiência na área de acessibilidade com projetos para espaços públicos e privados. Por quatro anos fez parte da equipe da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo.