A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), promoveu ontem, no Theatro Vasques, o seminário "A importância do combate ao trabalho infantil através da participação sócio-política de crianças e adolescentes". O encontro reuniu representantes da rede intersetorial, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, além do juiz da Vara da Infância e Juventude, Gioia Perini, e da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Renata Falconi, entre outras autoridades.
O seminário teve como convidada especial a escritora Anna Calixto, militante pelos direitos da criança e do adolescente, palestrante e ativista pelo Partner of America e membro co-fundadora do Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Estado de São Paulo, entre outras especializações. "Foi um evento maravilhoso que encerrou com importante conteúdo um mês inteiro dedicado aos estudos e análises sobre as consequências do trabalho infantil", afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.
Durante todo o mês de junho, diversos eventos lembraram o Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho com a campanha "Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar". Para a próxima semana, a equipe está preparando uma grande exposição de desenhos elaborados por alunos da Rede Municipal de Educação, que será realizada no Terminal Central.
Os materiais foram produzidos com base e orientação do material educativo do Peti: o Gibi Turma da Mônica "Trabalho Infantil, Nem de Brincadeira" e o Jornal "Aprenda a Dizer Não ao Trabalho Infantil", informativos que fazem parte do plano de ação executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e entidades sociais. No total, o projeto beneficia 28 mil crianças e adolescentes da cidade.