O secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, solicitou ontem, durante visita ao parque Chiquinho Veríssimo, que o vereador Pedro Komura (PSDB) apresente alternativas para o uso correto da água pelos agricultores. Recentemente, o Legislativo aprovou uma moção de autoria do parlamentar, na qual pede a retirada da Portaria 5.578, de 8 de outubro de 2018, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que trata sobre o uso de recursos hídricos, em especial a instalação, manutenção e operação de um hidrômetro de medição de vazão e totalizador do volume de água.
"A proposta do vereador é interessante, mas temos de zelar pela água de abastecimento humano. Infelizmente, alguns produtores utilizam a água de forma inadequada, sem rigor e controle", justificou Penido. A explicação de Komura é de que o cumprimento da ação é onerosa e complexa, pois exige a instalação do equipamento hidrométrico, cujo custo é elevado.
Ainda durante o evento, Penido falou sobre outras demandas do município, como a questão do desassoreamento e da discussão sobre a destinação e tratamento de resíduos sólidos. "A questão do lixo em Mogi vejo como totalmente viável a criação de uma usina bioenergética de forma consorciada", disse.
O evento realizado ontem no Parque Natural debateu o tema Agroecologia. Diversos produtores e simpatizantes do assunto estiveram presentes e participaram das discussões, como parte do Junho Verde. "É importante discutir o papel da agricultura no meio ambiente, pois são aspectos que precisam andar juntos e não serem colocados um contra o outro. É isso que discutimos nesse evento", explicou o secretário de Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima. (L.P.)