Em reunião convocada pela Comissão de Assistência Social da Câmara Municipal, na manhã de ontem, representantes da Segurança, Assistência Social, Educação, Saúde e o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas discutiram as providências a serem tomadas em pontos de Mogi que estariam se tornando uma cracolândia.
Presidida pelo vereador Edson Santos (PSD), a reunião contou com a participação dos vereadores Mauro Araújo (MDB) e Emerson Rong (PR), que apontaram como principal problema uma grande área na Vila Nova União, na rua Coronel Cardoso Siqueira, e a Praça 1º de Setembro, na área central. "Na Nova União temos muitas escolas e entidades que atendem crianças e adolescentes nas proximidades desta área que está se tornando uma cracolândia. Em breve, teremos o Sesi, inclusive. Não podemos permitir que os estudantes sejam expostos a este cenário degradante", pontuou o vereador Mauro Araújo.
Em resposta, o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Salles, informou que já foram tomadas as primeiras providências. "Instalamos uma câmera em ponto estratégico que nos dá uma visão do local e estabelecemos um diálogo com o proprietário da área para manter o local limpo, e até para lotear a área".
O Tenente Rogério Rodrigues, do 17º BPM/M, se comprometeu em aumentar o policiamento no local, em conjunto com a Guarda Municipal: "Vamos intensificar as rondas nesta área em duas a três vezes por semana, alternando com a guarda".
A secretária de Assistência Social, Neusa Marialva, e sua equipe ressaltaram as ações da prefeitura voltadas para as pessoas em situação de rua e a parceria com a Secretaria de Saúde no encaminhamento dos dependentes químicos para tratamento. "É um problema social, que exige esforços de várias áreas, como a Saúde, para o tratamento destas pessoas, e a de Segurança para coibir o tráfego, por exemplo", cobrou.
O vereador Edson Santos considerou a reunião muito produtiva e agradeceu a atenção de todos. "É este empenho de todos os setores da cidade que fazem a diferença. Agora vamos acompanhar os próximos passos e nos colocamos à disposição para auxiliar no for preciso", finalizou.