Saindo da Catedral de SantAna, o cortejo fará o seguinte percurso. Percorrerá as ruas José Bonifácio, Doutor Corrêa, Ricardo Vilela, Doutor Deodato Wertheimer e Doutor Paulo Frontin, até voltar à Catedral. Em seguida, a Santa Missa será presidida pelo bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini. Aproximadamente, 15 mil pessoas deve ser o público que irá acompanhar a procissão.
A procissão realiza sete paradas em altares montados pelos fiéis que esperam a palavra do bispo diocesano. Após ele explicar o significado do dom, uma pomba branca é solta em direção aos céus. A primeira residência é o dom da Sabedoria (azul claro), localizada na rua José Bonifácio, 414. As demais paradas se concentram na rua Doutor Ricardo Vilela. A segunda será no Santuário Bom Jesus, onde o altar remete ao dom do Entendimento (prata). O terceiro dom é o Conselho (verde), no número 573. O quarto dom é o da Fortaleza (vermelho), no 353. O dom da Ciência (amarelo), o quinto, estará localizado no 325. Já o da Piedade (azul escuro), no 241. Por fim, o Temor de Deus (roxo), no prédio da Drogasil, na rua Doutor Deodato Wertheimer, 1.352.
Participam da procissão, rezadeiras, grupos de Congada, Moçambique e Marujada, Irmandades de São Benedito, Arautos do Evangelho, coroinhas da Paróquia São João Batista, anjos de promessa, jovens vestidos de arcanjos, tocheiros, devotos com suas bandeiras, festeiros, ex-festeiros, capitães de mastros, além dos atiradores do Tiro de Guerra.
Após a Santa Missa, todos seguem em direção ao Império, na Praça Coronel Benedito Almeida, para a incineração dos pedidos dos devotos e entregue nas caixas de pedidos das rezadeiras.