A situação das mais de 400 famílias que moram sob as linhas de transmissão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP), em Jundiapeba, voltou a ser destaque nesta semana. Isso porque o vereador Iduigues Martins (PT) destacou durante sessão de quarta-feira passada, que criará um projeto de lei para que as empresas de energia elétrica se responsabilizem pelos seus terrenos e evitem invasões, para evitar os quase sempre turbulentos processos de reintegração de posse.    
Durante evento na segunda-feira passada, o diretor da Secretaria Municipal de Habitação, João Vitor Ferraz, comentou sobre as ações da prefeitura diante da situação das famílias que moram na área da ISA CTEEP, em Jundiapeba. De acordo com o diretor, os processos ainda estão sendo estudados e o objetivo é encontrar soluções aos moradores. "Nós estamos tratando do caso da CTEEP há mais de um ano para chegar a uma conclusão de como podemos oferecer auxílio da melhor maneira. Ressaltamos que não é a intenção da prefeitura retirar as famílias dos locais sem dar nenhuma destinação para elas", afirmou.
Em entrevista, a secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Dalciane Felizardo, relembrou a importância do trabalho em conjunto para se chegar a uma conclusão do caso. "Esta é uma situação bem delicada, na qual é preciso que todos os órgãos que estão à frente se unam para encontrar a melhor tomada de decisão".
Posição
Cerca de cem moradores que vivem na área da CTEEP se reuniram na sexta-feira passada com o vereador Rodrigo Valverde (PT), na igreja Santa Maria Goretti, em Jundiapeba, e propuseram duas medidas para a resolução da ordem de despejo: a primeira é que as famílias desocupem as casas mediante ao pagamento de uma indenização da ISA CTEEP. A segunda é que a desocupação aconteça apenas com a confirmação de encaminhamento imediato para algum projeto habitacional. Em resposta, a ISA CTEEP afirmou que não se responsabiliza pela análise dos cadastros de moradias das 460 ocupações irregulares, que deve ser tratada pela prefeitura.
*Texto supervisionado pelo editor.