O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), que visa as áreas de preservação ambientais de Mogi das Cruzes, será finalizado em outubro. As informações foram passadas ontem pelo Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Daniel Teixeira, durante o 1° Fórum de Mata Atlântica do Alto Tietê. O evento foi realizado no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, em Suzano, pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
Uma das principais dificuldades na criação do plano foi a obtenção de recursos. "Para ajudar a sanar as dificuldades nós utilizamos, por exemplo, uma parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) que nos ajuda maximizando os recursos para os projetos", explicou o secretário.
A prática do turismo sustentável também foi pontuada por Teixeira. "Nós estamos identificando o potencial ambiental, o que é necessário ser decidido antes da criação de um plano turístico. O Parque Municipal, por exemplo, é uma unidade de conservação da cidade e pode se tornar um polo de atração para ser contemplado como atração turística e impulsionar a economia", acrescentou.
O fórum teve o objetivo de informar sobre a importância do plano para a conservação de espaços previstos na Lei da Mata Atlântica nº 11.428/06 que propõe aos municípios a responsabilidade de proteger todas as áreas por meio de planejamentos.
*Texto supervisionado pelo editor.